Adriane e outras duas mulheres venceram no 2º turno no Brasil

Adriane e outras duas mulheres venceram no 2º turno no Brasil
Compartilhe:

Adriane Lopes (PP) ajudou aumentar o número de mulheres eleitas prefeitas em 2024, mas não muito. Apenas ela e mais duas mulheres se elegeram neste segundo turno. Emilia Correa (PL), prefeita de Aracaju, em Sergipe e Elizabeth Schmidt (União), em Ponta Grossa, no Paraná, também saíram vencedoras neste domingo (27).

O número de mulheres eleitas prefeitas em 2024 aumentou em relação a 2020, com 727 mulheres eleitas, representando 17,92% dos eleitos. Apesar de 15 mulheres disputarem o segundo turno, apenas três saíram vitoriosas: Adriane Lopes (PP), em Campo Grande, Emilia Correa (PL), em Aracaju, e Elizabeth Schmidt (União), em Ponta Grossa. O crescimento no número de mulheres eleitas para cargos políticos reflete um aumento na participação feminina na política, embora o número ainda seja menor do que a representação masculina.

As duas se juntam às 724 prefeitas eleitas em 2024 no primeiro turno. Ou seja, nestas eleições, 727 mulheres saíram vencedoras nas urnas. O número podia ter sido maior, já que havia 15 mulheres disputando o segundo turno, mas apenas em Campo Grande, Aracaju e Ponta Grossa conseguiram vencer.

Ainda assim, o número de mulheres eleitas no pleito municipal de 2024 cresceu dois pontos percentuais em relação a 2020, segundo dados da Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados. Elas representam 17,92% dos eleitos este ano. Nas últimas eleições, totalizaram 15,83% do total de prefeitos e vereadores eleitos.

Emilia Correa (PL), foi eleita prefeita de Aracaju, em Sergipe (Foto: DIvulgação)
Em 2020, das 58 mil vagas de vereador, 9,3 mil (ou 16,13%) foram preenchidas por mulheres. Agora, das 58,3 mil vagas, 10,6 mil (18,24%) foram ocupadas por elas. As 727 prefeitas representam 13% do total de prefeitos do País. Em 2020, foram 663 prefeitas eleitas (12%).

Os dados constam em painéis dinâmicos sobre as eleições municipais desenvolvidos pela Consultoria-Geral, que permitem comparar resultados dos pleitos de 2020 e 2024. Essa é a primeira iniciativa do novo núcleo de dados da Consultoria-Geral.

No segundo turno de 2020, eram 20 candidatas mulheres, mas apenas cinco em capitais. Somente uma mulher foi eleita prefeita de capital na eleição passada – Cinthia Ribeiro (PSDB), em Palmas.

Elizabeth Schmidt (União) foi eleita prefeita de Ponta Grossa, no Paraná (Foto: Divulgação)
Das candidatas a prefeita no segundo turno, quatro foram deputadas federais: Natália Bonavides (PT), em Natal; Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre; Rosana Valle (PL), em Santos (SP); Mariana Carvalho (Republicanos), em Imperatriz (MA). – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo