Whey: 5 formas diferentes de tomar o suplemento
O whey protein é um dos suplementos proteicos mais famosos de todos os tempos e muito popular entre atletas amadores e profissionais para complementar a ingestão diária de proteínas para o melhor desempenho, seja na academia ou no esporte.
Esse suplemento é rico em proteínas e aminoácidos desenvolvidos para ajudar na recuperação muscular, evitar o catabolismo, garantir a saciedade entre refeições e como um substituto de lanches e refeições intermediárias ao longo do dia.Diferentes tipos de whey
Antes de mergulhar nas diferentes formas de consumir whey, é preciso saber que esse suplemento é dividido em 3 categorias, todas elas feitas a partir do soro do leite. As categorias são:
Whey concentrado: pode conter entre 20% e 80% de proteína na sua composição, além de açúcares e gorduras naturais do leite. Suas cadeias longas de proteína tornam a digestão do suplemento mais lenta.
Whey isolado: a forma isolada contém entre 80% e 98% de proteína, normalmente utilizado durante o pós-treino de atletas de alto rendimento para evitar o catabolismo ou para quem possui intolerância à lactose.
Whey hidrolisado: a forma hidrolisada significa que a proteína presente no suplemento já está parcialmente quebrada, por isso sua absorção é extremamente rápida.
Formas de consumir whey
O whey protein é um suplemento que pode ser comercializado de diferentes formas, como pó solúvel, flocos e cápsulas. A forma mais versátil do suplemento é encontrada no pó solúvel; as instruções de uso no verso da embalagem indicam dissolver a quantidade desejada em aproximadamente 200 ml de água, e as diferentes fórmulas resultam em bebidas de diferentes sabores, como chocolate, baunilha, morango, cookies, etc.
Outra forma muito comentada entre atletas é dissolver a medida de whey em leite, ao invés de água, para obter uma bebida mais espessa, que vai manter a sensação de saciedade por mais tempo.
Para quem prefere incorporar o whey no lanche da tarde, a dica é misturar o pó de whey ao iogurte natural, com frutas cortadas e aveia, para um lanche saudável, cheio de fibras e com açúcar natural, para saciar a vontade de comer doce.
Quem gosta de cozinhar pode encontrar algumas outras formas de incorporar o whey na dieta, e uma delas é na massa de bolo. Existem receitas de bolos fit que não utilizam açúcar, além de uma quantidade reduzida de farinha, complementada com alguns scoops de whey.
Normalmente é utilizado whey sabor chocolate ou baunilha para esses casos, resultando em um bolo com baixo teor calórico e que pode ajudar a complementar a quantidade diária de proteína necessária – receitas de bolo de whey são indicadas também para idosos com baixa ingestão de proteína.
Por fim, o whey também pode ser usado como ingrediente em barras de cereal caseiras, junto de nozes, avelãs, uva-passa, banana e aveia, para formar um lanche curinga, perfeito para pausas ao longo do dia.
Jornal da Nova