ABRIL: MÊS DEDICADO À PROMOÇÃO DA SAÚDE

ABRIL: MÊS DEDICADO À PROMOÇÃO DA SAÚDE
Healthy young woman warming up outdoors workout before training session at the park.
Compartilhe:

O mês de abril reúne datas importantes na área da saúde como o Dia Mundial da Luta contra o Câncer, o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde

O mês de abril engloba muitas campanhas importantes para a área da saúde: o Dia Mundial da Atividade Física (6/04), o Dia Mundial da Saúde (7/04) e o Dia Mundial da Luta contra o Câncer (8/04). Datas diferentes, mas que têm o mesmo propósito: prevenção de doenças e promoção da saúde. Uma das doenças mais temidas é o câncer, segunda principal causa de morte no mundo e, em breve, deve se tornar a primeira. Por isso, essas datas servem de reflexão sobre hábitos saudáveis de vida, que possam minimizar o risco de desenvolver câncer e outras doenças importantes.

Cerca de 9 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do câncer, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 220 mil mortes por essa doença segundo o DataSUS. “Cerca de 30% dos cânceres mais incidentes podem ser evitados com hábitos saudáveis de vida: exercícios físicos rotineiros, alimentação saudável, restrição do álcool, não fumar ou parar de fumar, manter peso adequado e fazer a vacinação contra HPV e Hepatite B. Esses hábitos podem reduzir cerca de 150 mil casos a cada ano”, enfatiza o oncologista do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alex Seidel.

A alimentação e a falta de atividade física configuram o segundo mais importante fator de risco para o câncer, atrás apenas do tabagismo, segundo a Sociedade Americana de Câncer (American Cancer Society – ACS), que publica diretrizes de dieta e atividade física para tentar mudar o cenário do câncer, especialmente nos Estados Unidos, no qual estima-se que 18% dos casos desta doença sejam causados por estes fatores.

Entre os principais cânceres associados ao excesso de peso e sedentarismo estão o de endométrio, mama, pâncreas, colon, próstata, estômago, ovário e rim. “Estima-se que 100 mil casos por ano e 45 mil mortes no Brasil sejam em decorrência da má alimentação e do sedentarismo”, comenta o também oncologista do CTCAN, Dr. Alvaro Machado, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Alimente-se de forma saudável

Uma alimentação saudável é rica em frutas, verduras, legumes e grãos, de preferência in natura. Evitar a gordura animal e reduzir a carne vermelha estão entre as recomendações. Também é preciso evitar alimentos industrializados, multiprocessados, como salsichas, presuntos, defumados, conservados em sal, biscoitos e alimentos adoçados artificialmente. Álcool e tabaco devem ser evitados. “Adoçados, industrializados e multiprocessados são alimentos inflamatórios, que estimulam e promovem o câncer”, observa Machado.

Movimente-se

Pesquisas também apontam que a quantidade de tempo gasto sentado aumentou significativamente nas últimas décadas. “As telas viraram um problema para a saúde. Tudo ficou ao alcance da mão, sem sair do lugar. Precisamos criar uma cultura de atividade física regular e alimentação saudável para contrabalancear esta facilidade que tende a aumentar o sedentarismo”, destaca o oncologista.

Atividades aeróbicas como caminhada acelerada, corrida, bicicleta, dança, lutas e outras estão entre as inúmeras opções. “A Sociedade Americana de Câncer recomenda cinco horas por semana para adultos e uma hora diária para crianças e adolescentes”, ressalta Machado.

Prevenção e diagnóstico precoce são essenciais

Um dos principais desafios da área da oncologia e também de outras áreas da saúde é o diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura do paciente. “As pessoas devem fazer os exames de rotina, mesmo quando não apresentam nenhum sintoma, como o exame ginecológico com Papanicolau, mamografia, pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia, exame de toque da próstata e dosagem do PSA no sangue são essenciais. Além disso, adotar um estilo de vida saudável é a principal maneira de se prevenir contra o câncer”, comenta o oncologista Alex Seidel.

Assessoria de Imprensa CTCAN – Jornalista Natália Fávero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo