Chipa Paraguaia! A história por traz da receita.
A história por trás da receita da Chipa Paraguaia é bastante interessante. Esta receita tradicional paraguaia já existe há centenas de anos e ainda hoje é apreciada.
Chipa Paraguaia, também conhecido como pão de queijo paraguaio, tem uma longa e interessante história.
Sobre tudo, acredita-se que tenha sido originada no século XVI pelo povo Guarani nativo, que faria o pão em uma grande panela comunitária.
Porem, com a chegada dos Jesuítas e a inclusão de novos costume, sendo um deles, o de se apagava o fogo no meio-dia da Sexta-feira Santa, para voltar a acendê-lo no domingo de páscoa.
Ou seja, o pão na época chamado de mbojape, traduzido como bolo de milho, era o principal alimento na semana santa, em que se tinha que jejuar e se abster do consumo de carne. Assim a Chipa já foi chamada de Pão Sagrado, pelo seu uso na semana santa e em algumas cerimônias.
Contudo, e impossível determinar a criação da Chipa como conhecemos hoje, pois essa indica um origem mestiço, sendo que os índios não consumiam ovos e leite.
Veja aqui uma das várias receitas de Chipa Paraguaia! Simples e fácil de fazer, para você provar hoje.
Ingredientes da Chipa Paraguaia:
- 250g de polvilho doce;
- 200g de queijo parmesão ralado
- 1 colher de chá de sal
- 50g de manteiga
- 1 ovo
- 100ml de leite quente
Modo de fazer a Chipa Paraguaia:
Primeiramente, coloque todos os ingredientes em um recipiente, e por ultimo acrescente o leite aos poucos, mexendo com uma colher.
Assim que estiver morno, amasse com a mão ate a massa ficar lisa e soltar da mão.
Em seguida pegue, pequenas porções da massa e faça rolinhos, dando o formato de ferradura.
Asse em forno pré-aquecido a 250ºC.
Dicas de Mulheres