Reconhece? Uniformes da rede estadual de MS são inspiração para novela

Reconhece? Uniformes da rede estadual de MS são inspiração para novela
Compartilhe:

Sul-mato-grossenses que acompanham a novela “Terra e Paixão”, ambientada em Mato Grosso do Sul, foram ao delírio nesta terça-feira (9), enquanto assistiam ao segundo capítulo da trama. É que, pela primeira vez, a obra de Walcyr Carrasco exibiu o núcleo da escolinha municipal da fictícia cidade de Nova Primavera, e o uniforme usado pelos alunos chamou atenção por ser muito parecido com o das escolas da Rede Estadual de Ensino de MS.

A cena em que a roupa apareceu dava o pontapé na história que será contada no ambiente educacional da trama. Professora de matemática, Aline (Bárbara Reis), a protagonista, foi até seu local de trabalho pedir uma licença remunerada para dar início ao cultivo das terras deixadas pelo marido, assassinado no primeiro capítulo. Chegando lá, ela encontrou Cristian (Felipe Melquíades) sofrendo bullying na porta do colégio.

Amiga se incomodou ao ver o colega sofrendo bullying - (Fotos: Reprodução/TV Globo) uniforme terra e paixão ms
Amiga se incomodou ao ver o colega sofrendo bullying – (Fotos: Reprodução/TV Globo)

Portador de albinismo, o garoto é alvo de piadas de mau gosto e oprimido pelos colegas por ter essa condição. “Descascado”, zombavam os meninos, quando Aline entrou em cena e colocou um fim na situação. Na novela, Cristian é filho de Lucinda (Débora Falabella) e sobrinho de Anely (Tatá Werneck).

A história do pré-adolescente logo foi inserida, mas, para o público de MS, outro detalhe dessa sequência acabou roubando o foco: o uniforme das crianças. Veja:

Trajes escolares de
Trajes escolares de “Terra e Paixão” – (Fotos: TV Globo/Reprodução)

Uniforme da novela tem referências dos trajes escolares de MS

É possível notar que houve uma clara inspiração nos dois últimos uniformes das escolas do Governo de Mato Grosso do Sul: as bordas das mangas e as golas em azul lembram o clássico uniforme “azulão” do governo de André Puccinelli (2007-2014), enquanto todo o resto, as cores e a estampa remetem ao atual uniforme da rede (“verdão”), usado desde 2015, quando Reinaldo Azambuja (PSDB) assumiu o Governo.

Vale ressaltar que a escola da novela é “municipal” e fictícia como a cidade, Nova Primavera, que usa imagens gravadas em Dourados e Deodápolis para sua ambientação.

Uniformes reais serviram de inspiração para a novela - (Fotos: Governo de MS)
Uniformes reais serviram de inspiração para a novela – (Fotos: Governo de MS)

Repercussão

Parece que a produção de “Terra e Paixão” está mesmo disposta a levar uma boa representação do Estado para a telinha. Ao usar os uniformes locais como referência para os trajes escolares do folhetim, a novela mostra que está atenta até mesmo aos pequenos detalhes.

Nas redes sociais, internautas sul-mato-grossenses pescaram as referências e adoraram o que viram. Alguns, ainda criticaram dizendo: “verde e feio igual o daqui”.

Midiamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo