Sopa paraguaia tradicional
Se você já foi ao Paraguai ou mora em Mato Grosso do Sul, com certeza conhece a sopa paraguaia! Esse é um bolo salgado preparado com milho, cebola, queijo, ovos e leite. A receita com milho é muito comida no lugar do pão, como acompanhamento, ou até substituto de prato principal.
A origem da receia de sopa paraguaia original é incerta. Historiadores dizem que nasceu de um erro, entre o período de 1841 a 1862, quando um cozinheiro paraguaio adicionou mais farinha de milho que o usual na chamada sopa branca ou “Tykueti”. Decidiu, assim, assar o preparo no forno e batizar ele com o nome de sopa paraguaia.
Outras versões defendem que a sopa paraguaia foi a solução encontrada para os soldados paraguaios levarem uma refeição mais consistente para o campo de batalha. Seja qual for a verdade, Sopa Paraguaia vai bem a qualquer hora do dia.
Compartilhamos com você a receita de sopa paraguaia tradicional, do jeito que é preparada lá no Paraguai. Neste caso, a regra é que a sopa paraguaia seja preparada com flocos de milho, jamais fubá ou fubá saboró. O recheio está liberado e pode incluir carne, verduras, cereais, entre outras opções. verduras, carne seca ou o que mais a imaginação mandar.
Ingredientes para fazer Sopa paraguaia tradicional:
- 500 gramas de flocos de milho (flocão)
- 200 gramas de queijo meia cura ou minas padrão
- 2 cebolas médias
- 3 ovos
- 1 litro de leite
- ½ xícara de óleo (120 mililitros)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1½ colheres de chá de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
Pique as cebolas e leve ao fogo médio-baixo com um fio de óleo. Refogue por uns 5 minutos, sem deixar dourar, somente até ficarem macias.
Quando a cebola estiver macia, retire para uma tigela ou para o copo do liquidificador. Adicione os ingredientes líquidos (o leite, os ovos batidos e o óleo) e bata para misturar tudo.
Dica: O preparo será mais prático se você bater estes ingredientes no liquidificador. No caso de preferir misturar na tigela, use um batedor de arame (fouet)
Em seguida coloque o flocão e o queijo picado ou ralado. Misture bem e, por fim, incorpore o fermento e tempere com sal e pimenta a gosto. Se a sua sopa paraguaia ficar numa consistência quase líquida não se preocupe, é assim mesmo.
Dica: Se quiser, neste momento pode acrescentar outros ingredientes a gosto, como milho, carne seca, tomate, etc.
Coloque numa forma untada com manteiga ou forrada com papel manteiga. Cubra com papel alumínio e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 50 a 60 minutos. Depois destape e deixe por mais 10 minutos, ou até ficar douradinha, praticamente gratinada.
Dica: Para saber se a sopa paraguaia está pronta, pique-a com um garfo ou faca: ela deverá estar cremosa, numa consistência semelhante a pudim.