Abuso sexual para além do contato físico: quais são e como identificar os sinais

Abuso sexual para além do contato físico: quais são e como identificar os sinais
Compartilhe:

O abuso sexual costuma ser associado ao contato físico, violência e relação sexual. Mas existem outros fatores que configuram um abuso e devido à falta de conhecimento, muitas pessoas não conseguem identificar os sinais para buscar ajuda. Para falar sobre o assunto, a advogada Mariana Tripode e a psicóloga Sirlene Ferreira elencaram os principais pontos que envolvem o abuso.

O que é abuso sexual?

Segundo a advogada, o abuso sexual “é todo tipo de ação que viole sexualmente alguém sem o consentimento da outra parte. É uma atividade sexual não desejada, obtida por meio de ameaça, força física ou violência psicológica”.

A Lei 12.015/2009 prevista no Código Penal Brasileiro assegura às vítimas desses abusos. Entretanto, muitas delas têm receio em denunciar e os fatores são relacionados a vergonha, medo de serem julgadas, falta de acolhimento da própria família, bem como a sensação de impunidade.

É importante ressaltar que nem sempre o abuso é caracterizado pelo contato físico ou sexo consumado. No caso do assédio sexual, por exemplo, o agressor pode constranger a vítima com palavras, abordagens machistas, brincadeiras de teor sexual, olhares indiscretos nas partes do corpo da mulher, entre outros. Esses atos podem acontecer em espaços públicos, no trabalho ou até mesmo em casa.

Além disso, crianças e adolescentes também são vítimas de abuso e, normalmente, ocorrem no âmbito familiar. Segundo levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, mais de 70% dos abusos foram cometidos por pessoas do convívio familiar. A maioria dos criminosos são pais e padrastos, seguido por irmãos, primos e avós.

Dicas de mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo