Banho de brilho com tinta: aprenda a receita que retoca a cor tratando os fios

Banho de brilho com tinta: aprenda a receita que retoca a cor tratando os fios

Também conhecido como banho de creme com tinta, o método é indicado para quem tem os fios coloridos

Você sabe como fazer um banho de brilho com tinta? A técnica acrescenta tinta de cabelo no creme de tratamento e, por isso, retoca a cor ao mesmo tempo em que trata os fios.

O resultado é um cabelo com cor mais viva e aspecto saudável. Veja todos os detalhes, indicações e aprenda o jeito certo de fazer a receita do banho de brilho com tinta.

O que é o banho de brilho com tinta?

O banho de brilho com tinta é um procedimento que mistura tintura com creme de tratamento para realçar a cor dos cabelos tingidos que estão desbotados e ao mesmo tempo tratar os fios.

Quem pode fazer banho de brilho com tinta?

O banho de brilho com tinta é indicado para quem já tem cabelos coloridos, cujo cabelo teve contato com tinta há, pelo menos, um mês. Antes disso, os fios podem reagir mal ao acréscimo de coloração.

E, em vez de retornarem à cor desejada, podem ficar com uma cor indefinida, por excesso de pigmentos.

A técnica cai bem em cabelos monocromáticos. Em caso de mechas, luzes e outros tipos de coloração parcial, ele não é indicado. Para esses casos, o melhor é apostar no uso de um shampoo tonalizante, que é especial para fios descoloridos.

Como fazer o banho de brilho com tinta?

Para fazer o banho de brilho com tinta em casa, você vai precisar de uma tinta no mesmo tom do seu cabelo atual e de um creme de tratamento hidratante branco.

Isso é muito importante porque cremes coloridos podem influenciar no banho de creme e no resultado final da coloração nos fios.

Veja como fazer:

  1. Misture meio tubo de tinta com o dobro dessa quantidade em creme.
  2. Lave o cabelo com shampoo antirresíduos.
  3. Tire o excesso de água dos fios;
  4. Aplique a mistura mecha a mecha em todo o cabelo.
  5. Deixe agir de 20 a 30 minutos e enxágue todo o creme do cabelo.
  6. Se quiser, finalize com o condicionador.

Qual a diferença entre banho de brilho com tinta e com tonalizante?

O banho de brilho com tinta deve ser feito por pessoas que já têm o cabelo tingido para realçar ainda mais a cor.

Já o banho de brilho com tonalizante ou tradicional pode ser feito por quem nunca tingiu o cabelo, já que o produto é mais suave e não age na estrutura do fio, formando apenas uma película que cobre o cabelo.

Por isso mesmo, o resultado tende a durar menos, já que o tonalizante sai conforme o cabelo é lavado. Normalmente, o banho de brilho com tinta dura entre 20 e 30, quando a tintura começa a desbotar.

Banho de brilho com tinta: cuidados

Quem nunca deu banho de brilho com tinta nos fios precisa tomar alguns cuidados. O primeiro deles é fazer um teste de alergia, com um pouco da mistura do produto na região da nuca. Deixe agir por cinco minutos.

Se você sentir coceira, ardência ou se o local mudar de cor (peça alguém para olhar para você), retire o produto da pele. E aborte a missão. É importante fazer esse teste, mesmo que você já seja acostumada a usar a mesma tinta.

Caso não tenha alergia, é hora de seguir em frente com o banho de brilho com tinta. Mas, como o próprio nome diz, ele leva tinta. E, por isso, é preciso ter em mente que sua camiseta favorita ou a toalha mais nova da casa não são o ideal para usar nesse momento. Algumas tintas deixam manchas. Por isso, previna-se.

Banho de brilho com tinta cobre cabelo branco?

O banho de brilho com tinta não vai cobrir o cabelo branco de forma eficaz e pode até deixar os fios manchados. O tratamento é utilizado justamente para realçar o cor do cabelo que já está tingido.

Pode fazer banho de brilho com tinta depois da progressiva?

O indicado é esperar pelo menos uma semana entre fazer a progressiva e o banho de brilho com tinta já que os dois procedimentos envolvem químicas que podem danificar os fios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *