BEBA CHÁ DE ALECRIM TODOS OS DIAS e VEJA O QUE ACONTECE COM SEU CORPO (10 BENEFÍCIOS PROVADOS)
Será que você deveria utilizar alecrim todos os dias? Quais os benefícios que essa planta milenar pode trazer para sua saúde e quais os possíveis malefícios?
É verdade que o alecrim pode ajudar com a queda de cabelo e fazer crescer mais rápido? E será que pode melhorar o açúcar do seu sangue e reduzir a gordura no fígado ou é apenas mito?
Pois é, nesse post eu vou falar sobre esse superalimento chamado alecrim.
Eu vou detalhar os 10 benefícios que ele pode trazer para a sua saúde e também os possíveis riscos. Por isso, fique até o fim.
Existe um lugar na Itália onde têm mais centenários por habitante do que qualquer lugar no mundo. Esse lugar é Accciaroli. É uma vila com cerca de 700 habitantes, onde desses, 81 são centenários. Vou repetir- de 700 habitantes, 81 têm mais de 100 anos. E, mais incrível ainda, 2 em cada 10 centenários chegam aos 110 anos.
Só para comparação, no Brasil a cada 100.000 pessoas, menos de 13 conseguem atingir os 100 anos.. Veja, em Acciaroli mais de 11% consegue chegar aos 100 anos.
E não é só viver muito. É viver bem! A qualidade de vida é alta. Não existe cataratas, poucos dos centenários fraturam os ossos, pouquíssima demência e Alzheirmer e alta capacidade cardiovascular. Muitos idosos com mais de 88 anos ainda andam de bicicleta. Aos 95 muitos se sentem como cinquentões, e pensam e fazem sexo.
Será que existe um segredo para essa longevidade e qualidade de vida de Acciaroli?
Há alguns anos os pesquisadores tentam descobrir o motivo deles serem completamente fora da curva, e uma das coisas principais, que chamaram atenção é que eles comem muito alecrim. Colocam em tudo- no peixe que comem, no coelho, no macarrão, no arroz, fazem chá de alecrim. Eles simplesmente adoram alecrim. O alecrim cresce que nem mato ali, e tem um cheiro forte, mais forte que a média.
Então, agora você vai aprender o motivo do alecrim fazer a diferença na vida das pessoas de Acciaroli e por que você deve introduzi-lo na sua vida- na sua dieta, no seu chá ou mesmo perfumando o seu ambiente. Vou falar dos 10 benefíicios, e o número 1 é o motivo de eu usar alecrim e dos possíveis riscos, então fique até o fim.
Benefício número 10: O alecrim pode melhorar a sua circulação.
O alecrim contém compostos ativos que tem propriedades vasodilatadores, então dilatam os vasos, como o carnosol, ácido rosmarínico e o ácido cafeico. Então pode melhorar sua circulação sanguínea de várias maneiras. Melhoram o fluxo sanguíneo, pode reduzir a sua pressão arterial (uma pressão alta lesaria os vasos).
E realmente, um estudo com pessoas acima de 90 anos em Acharôli viu que os velhinhos tinham uma excelente microcirculação. E isso é ótimo porque são esses capilares que entregam os nutrientes e oxigênio para os tecidos e removem o lixo que é produzido pelas células.
Então, como eu falei antes, os idosos não só pensam em sexo, eles fazem sexo.
E mais uma vantagem. Estudos em humanos mostraram que o uso diário de longo prazo do alecrim reduz seu risco de trombose!
Benefício número 9- O alecrim pode reduzir as toxinas dos alimentos
Não sei se você sabe que quando cozinhamos carne em altas temperaturas existem algumas toxinas que são formadas- aminas heterocíclicas—que dizem que aumenta risco de câncer. Então um churrasco, uma carne mais bem passada terá essas aminas.
E veja que interessante- tem um estudo publicado no The Journal of Food Scientce, onde descobriram que marinar a carne com alecrim—para você que não sabe o que é marinar- é deixar os alimentos de molho em uma mistura de temperos para acentuar os sabores dos alimentos—se você marinar a carne com alecrim, reduz em cerca de 90% essas aminas heterocíclicas, que em teoria aumentaria o risco de câncer.
Então o pessoal de Acharôli estava certo. Eles marinam peixes- sardinhas, achovas, que eles mesmo pescam no alecrim além dos coelhos e frangos. Veja como é a sabedoria popular.
Benefício número 8- Pode reduzir o risco de infecções
Se você tomar um chazinho de alecrim ou colocar mais alecrim na sua comida pode fortalecer seu sistema imunológico. O alecrim pode ser uma poção natural se você pega muitas infecções ou sofre com baixa imunidade. O alecrim tem efeitos antimicrobianos, especialmente devido ao ácido rosmarínico, o carnosol e o ácido ursólico. O ácido urólico tem demonstrado atividade contra vírus como o vírus da gripe e o herpes vírus.
Além disso alguns estudos mostram que o alecrim pode inibir alguns agentes patogênicos comuns em comidas como a Listeria e o estafilo aureus. E também, o alecrim foi usado como conservante natural de alimentos, principalmente por inibir o crescimento de bactérias e fungos, prolongando a vida útil e mantendo-os frescos por mais tempo. Claro que agora tem os conservantes sintéticos, muito mais fortes e que eles botam em tudo.
Benefícios número 7- o Alecrim pode ajudar seu fígado!
É verdade. Tem pessoas que adoram tomar chá de boldo, mas o chá de alecrim seria uma opção que traria até mais benefícios.
Tem vários estudos mostrando que o alecrim pode ser hepatoprotetor. Pode diminuir a gordura no fígado induzido por dieta. Outros estudos com animais mostraram que o alecrim pode reduzir a inflamação e o dano celular no fígado causadas por substâncias clínicas. Tem um estudo de 2016 que mostrou o que o alecrim pode reduzir a inflamação do fígado(a esteatohepatite) a resistência à insulina e até reduzir níveis de triglicerídeos no sangue para aqueles que tinham esteatose hepática. Então, se você tem gordura no fígado, que tal usar mais alecrim?
Benefício número 6- Pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue
Sim, se você tem diabetes ou pré-diabetes pense com carinho no alecrim. Claro, ele não vai fazer milagre, você vai ter que fazer as outras coisas que eu sempre falo nos vídeos sobre diabetes, mas ele pode ajudar a baixar a resistência à insulínica, então vai ajudar as suas células a responderem melhor a insulina que seu pâncreas já produz – vai melhorar a sensibilidade à insulina. Existem estudos que o alecrim pode aumentar a absorção de glicose pelas células musculares, reduzindo o açúcar do sangue.
Benefício número 5- Pode beneficiar seus olhos
Como eu falei, os centenários de Acharôli não tinham cataratas, que é incrível! O alecrim contém compostos antiinflamatórios e antioxidantes, que podem neutralizar radicais livres que causariam estresse oxidativo. Têm estudos em animais que mostram que o ácido rosmarínico pode retardar o aparecimento de cataratas que é aquela opacidade das lentes dos olhos, mas também tem estudos mostrando que pode retardar o aparecimento de degeneração macular que pode levar à cegueira.
Benefício número 4- Pode desinflamar seu corpo
Se você sofre de dores musculares e articulares, o alecrim têm compostos antiinflamatórios e analgésicos como ao ácido rosmarínico e o carnosol que podem reduzir essas dores e a inflamação local.
Pode ser tanto pela dieta- com chás e na comida, mas também tem um estudo de 2017 que avaliou o efeito do óleo de alecrim passado na pele que mostrou que reduziu significativamente as dores articulares e musculares comparado com o grupo controle e melhorou a circulação
Benefício número 3- O alecrim pode ajudar nos problemas intestinais
Não é só o fígado que se beneficia do alecrim. Há séculos o alecrim é utilizado para problemas digestivo como excesso de gases, refluxo e indigestão. O alecrim pode reduzir cólicas do seu intestino (e até mesmo menstruais) e também pode promover uma flora intestinal mais saudável, reduzindo o risco de disbiose e de permeabilidade intestinal (leaky gut). Também pode ajudar na síndrome do intestino irritável e doenças inflamatórias como doença de Chron e retocolite ulcerativa, isso por causa dos compostos antiinflamatórios e antioxidantes
Benefício número 2- Pode melhorar seu cabelo e sua pele!
Alguns estudos, tanto em animais quanto em humanos mostraram que topicamente- fazendo uma infusão de alecrim ou óleo essencial de alecrim, pode ajudar no crescimento do cabelo e até evitar a queda de cabelo em pacientes com alopecia androgenética- melhorarando a densidade capilar se comparado ao grupo controle. Pesquisando a internet eu vi resultados impressionantes em casos de alopecia areata e dermatite seborreica. Mas claro, mais estudos precisam ser feitos para confirmar os benefícios do alecrim para o cabelo e o couro cabeludo.
Agora para pele tem mais estudos- mostrando que pode acelerar a cicatrização de feridas, podem ajudar na acne, reduzir a gravidade da psoríase, proteção contra envelhecimento precoce, melhora da circulação e no controle da oleosidade da pele.
Benefício número 1- o alecrim pode melhorar o seu cérebro.
Veja só- desde a Grécia antiga o alecrim era visto como uma erva da memória e lealdade. Os estudantes utilizavam um raminho de alecrim no cabelo ou na orelha para ajudar na memória.
A história do alecrim é bem antiga, cerca de 500 anos antes de Cristo e achavam que ajudava além da memória a ter sorte no amor, a espantar mal olhados e energia negativa.
E talvez na memória eles estivessem certos. Os centenários de Acharôli sofrem bem abaixo de média com demência. Pode ser por melhorar a circulação cerebral, mas tem estudos que mostram que o alecrim pode reduzir os danos cerebrais após um derrame, outros que tem um efeito protetor contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer, como eu falei, melhora a flora intestinal, e tem essa correlação muito forte entre intestino e cérebro.
Mas também, diminui ansiedade e qualidade de sono, reduz o cansaço e até cheirar o alecrim pode ser benéfico- Um estudo com jovens saudáveis viu que inalar o aroma do alecrim por 5-10 minutos antes de um teste melhorou a concentração, o desempenho cerebral e o humor.
Eu quando estudava para concurso borrifava alecrim no meu quarto para ver se ajudava um pouco mais na minha concentração.
Então, seu cérebro pode se beneficiar de várias maneiras com o alecrim.
E quais os riscos do alecrim?
Não vá exagerar! Nada em excesso faz bem. Nem água.
Tem pessoas que tem alergias, pode irritar o estômago, por ter efeitos na coagulação do sangue pode aumentar o tempo de sangramento, pode baixar a pressão pelo efeito diurético, E pode interferir com alguns medicamentos como remédios para pressão, anticoagulantes e remédios para diabetes. Por isso, não exagere, e se ficar em dúvida se pode ou não usar, procure seu médico.
E não se engane. Não é por que você está usando alecrim, ora-pro-nóbis ou outros superalimentos que você pode errar na sua dieta, não fazer atividades físicas, dormir mal ou não tomar seus remédios. O alecrim não vai apagar seu erros. Tente fazer a sua parte. Os moradores de Acharôli se movem bastante, comem uma dieta mediterrânea, com muito azeite de oliva peixes, vinho tinto, tem bastante amigos, uma genética favorável. É uma conjunção de fatores. O alecrim ajuda? Claro! Mas não é só ele! Se você quer viver mais e com mais saúde, as suas atitudes vão fazer toda a diferença!
Meu nome é André Wambier, cardiologista
e esse é o Cardiodf.com.br