Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários poderão ser pagos não apenas pelo tradicional código de barras, mas também via Pix. A mudança ocorre com a entrada em vigor de uma resolução aprovada pelo Banco Central em dezembro, que visa modernizar o sistema de pagamentos.
Com a novidade, os boletos poderão conter um código QR específico para pagamento via Pix. O processo é simples: o usuário precisa apenas apontar a câmera do celular para o código QR e concluir a transação. A principal vantagem desse método é a compensação instantânea do pagamento, eliminando a necessidade de aguardar dias para a confirmação, como acontece com alguns boletos convencionais.
Além do Pix, a resolução do BC prevê a criação do chamado boleto dinâmico, um novo modelo de cobrança que permitirá a transferência de titularidade dos títulos financeiros quando a dívida for negociada entre diferentes credores. No entanto, essa modalidade ainda depende da publicação de uma instrução normativa do Banco Central para entrar em vigo.
Segundo o BC, o boleto dinâmico trará mais segurança para os pagamentos de dívidas representadas por certos ativos financeiros, como a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775, de 2018. A instrução normativa definirá quais tipos de ativos poderão ser vinculados ao boleto dinâmico