Caravana ofertará castração gratuita a 21 mil animais em Mato Grosso do Sul

Caravana ofertará castração gratuita a 21 mil animais em Mato Grosso do Sul
Compartilhe:

Com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos animais em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado lança nesta quarta-feira (13), a Caravana da Castração. O programa garante a cirurgia de castração para 21 mil animais domésticos e de rua em todo o Estado.

Assessor especial da pasta, Carlos Eduardo Rodrigues, ressalta que a caravana busca contemplar regiões mais afastadas onde o acesso a castração é limitado.

“Na maioria dos municípios não existem clínicas veterinárias aptas a realizar o procedimento, então montamos a caravana com diversos prestadores de serviço que vão até as regiões oferecer um serviço gratuito, descentralizado e que é uma questão de saúde pública”, explica.

Com investimento de R$ 6 milhões, o projeto integra o Programa MS Vida Animal, que tem a missão de gerir políticas públicas que garantam os direitos de proteção à vida aos animais domésticos e em situação de rua.

Todos os pets que passam pela cirurgia serão entregues aos seus guardiões medicados e já microchipados.

Além da Caravana da Castração, o programa Vida Animal vai lançar o programa de conscientização que visa reforçar a importância da guarda responsável de animais e o combate aos maus-tratos e abandono.

O lançamento oficial será nesta quarta-feira (13), a partir das 8h, no Auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

MS Vida Animal

Castração de animais em Campo Grande
Castração em Campo Grande (divulgação, PMCG)

Em novembro, o governo de Mato Grosso do Sul publicou decreto que institui programa de proteção da vida animal para execução de projetos que visam combater maus-tratos tanto para animais domésticos como de rua.

Ainda, programa propõe regulamentar as políticas de proteção aos animais, além de trazer o diagnóstico da realidade de Mato Grosso do Sul. O próximo passo é firmar termos de cooperação entre Governo do Estado e entidades para a criação de legislações que promovam a política de bem-estar e proteção animal.

Conforme o texto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (10), o programa é baseado em cinco pilares do bem-estar animal, que são:

  • estar livre de fome e sede: os animais devem ter acesso à água e ao alimento adequados para manter sua saúde e vigor;
  • estar livre de desconforto: o ambiente em que os animais vivem deve ser adequado a cada espécie, com condições de abrigo e descanso adequados;
  • estar livre de dor, doença e injúria: os responsáveis pela criação devem garantir prevenção, rápido diagnóstico e tratamento adequado aos animais;
  • ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie: os animais devem ter a liberdade para se comportar naturalmente, o que exige espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia da sua própria espécie;
  • estar livre de medo e de estresse: os animais não devem ser submetidos a condições que os levem ao sofrimento mental, para que não fiquem assustados ou estressados, por exemplo.

Midiamax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo