Congelar o pão para comer ao longo da semana é estratégia para facilitar a rotina dos consumidores

Congelar o pão para comer ao longo da semana é estratégia para facilitar a rotina dos consumidores

Do café da manhã, ao lanche ou mesmo nas principais refeições do dia, o pão francês é o alimento mais presente na mesa do brasileiro. O consumo foi crescendo, as padarias perderam a exclusividade e o pão foi ganhando espaço nos supermercados e atacarejos. Se a tradição era sair cedinho ou no final do dia para buscar um pão quentinho, a correria no dia a dia trouxe alguns aprendizados para quem não vive sem um bom pãozinho, sem dispensar o frescor e sabor, além de economizar tempo e dinheiro.

Para adaptar a rotina, o pão francês passou a fazer parte da compra da semana e, com isso, as famílias passaram a comprar grandes quantidades. Nem por isso, ele deixou de ser o preferido. De acordo com o Instituto de Tecnologia de Panificação e Confeitaria (ITPC), o francês representa 34,39% dos produtos panificados vendidos, enquanto os macios e artesanais, somam 18,14%, do volume vendido.

Mas sem a quantidade exata comprada principalmente para o café da manhã, a estratégia do consumidor foi adaptar a iguaria para manter o frescor para o consumo. O pão “amanhecido” passou a ser a torrada da manhã seguinte ou se transformou em croutons para compor as saladas. Mas a principal tendência adotada foi congelar o pão francês para utilizar durante a semana. A dica, para não perder qualidade do produto, é colocar em sacos plásticos, tentando retirar o ar, fechar e levar ao freezer onde podem durar até dois meses. Na hora de descongelar para servir, basta deixar em temperatura ambiente por alguns minutos, pré-aquecer o forno, colocar os pães na forma e aquecê-los por 10 minutos. Depois de descongelado, o pão já não deve entrar no freezer novamente.

Seja fresquinho, comprado na hora, ou mesmo congelado para ter sempre à mão, o pão está sempre presente na vida diária do consumidor. Por isso, dentre as novidades que o Grupo Pereira tem investido nas unidades do Fort Atacadista, está a Padaria Fort. “Essa é mais uma comodidade para atender a demanda do cliente que busca uma compra mais completa, agregando aos demais segmentos, como mercearia, açougue, higiene, limpeza e bazar. O consumidor vem à loja e encontra tudo o que precisa para casa ou comércio”, afirma o Gerente Nacional de Marketing do Fort Atacadista, Gustavo Petry Custodio.

Em 2022, a primeira Padaria Fort foi inaugurada com a loja Cônsul Assaf Trad em novembro. Na sequência, as lojas Guanandi, União, Três Barras, Cafezais, Praça do Papa e Tiradentes também receberam a novidade. No local, o consumidor encontra produtos como pães variados, bolos, pão de queijo, cucas, doces, donuts, baguetes, biscoitos, tortas, além do pão francês quentinho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *