Conheça os poderosos benefícios do chá de alecrim e saiba como fazer
O alecrim é uma planta versátil e cheia de benefícios para a saúde. Além de poder ser usado como tempero, é o principal ingrediente de um incrível chá.
O alecrim é uma planta versátil e cheia de benefícios para a saúde. Além de poder ser usado como tempero, é o principal ingrediente de um incrível chá.
1. O chá de alecrim beneficia a digestão
Por ser uma fonte de vitamina C, fibras e antioxidante, o chá de alecrim é um grande aliado para quem procura uma melhor digestão, principalmente de proteínas de origem animal, como a carne vermelha. Sendo o seu consumo indicado antes, ou depois das principais refeições do dia, como o almoço e o jantar.
2. A alecrim combate o estresse
Graças ao ácido carnósico, presente em sua composição, o alecrim beneficia o sistema nervoso e auxilia contra sintomas relacionados à saúde mental, como a ansiedade e o estresse. A saúde mental tem sido um tema bastante discutido nos últimos tempos, mas afinal, você sabe de fato o que é saúde mental?
3. A erva melhora a circulação sanguínea
O alecrim possui propriedades vasodilatadoras, isto é, melhora a circulação sanguínea, sendo ótimo para regular a pressão arterial e prevenir doenças relacionadas ao funcionamento do sistema circulatório como a trombose venosa.
4. A planta age até mesmo contra a cólica menstrual
A cólica é um sintoma extremamente doloroso para algumas mulheres, e o chá de alecrim é uma ótima alternativa para combatê-lá, tendo em vista sua capacidade de aliviar variados tipos de dor. Sofrendo com esse incômodo?
- O chá de alecrim ajuda na saúde do fígado
Uma pesquisa nos Estados Unidos, apontou que o alecrim é uma erva hopatoprotetora, isto é, que protege o fígado, com a capacidade de tratar danos e inflamações no órgão.
Como fazer o chá de alecrim?
O chá de alecrim além de prático possui uma variedade de receitas. Ensinaremos como fazer a mais simples simples, fazendo uso apenas da erva e água.
Ingredientes
1 ramo de alecrim
1 litro de água
Modo de preparo
Em uma caneca de alumínio, ou panela, coloque a água para ferver.
Assim que a água começa a apresentar bolhas, ponha o ramo de alecrim dentro do recipiente.
Coloque uma tampa sobre o frasco, abafando o líquido.
Aguarde por 10 minutos.
Adicione açúcar ou adoçante, caso seja da sua preferência, e sirva.
4 curiosidades sobre o chá de alecrim
O alecrim é popular e ainda que cheio de pontos positivos, gera curiosidade e diversas dúvidas sobre o seu consumo. Confira agora algumas respostas para essas questões.
Quantas vezes por dia posso tomar chá de alecrim?
Existem algumas contraindicações do chá de alecrim, por conta disso, é importante se atentar na quantidade consumida. O recomendado para preservar a saúde e poder gozar de todos os seus benefícios, é tomar no máximo 2 doses diárias de 100mL.
Quem está grávida por tomar o chá de alecrim?
Não, o consumo do chá de alecrim não é indicado para as grávidas. Por sua capacidade de facilitar a menstruação a bebida é capaz de causar um aborto espontâneo, não sendo recomendada ser tomada por gestantes, principalmente nos primeiros seis meses. Está grávida?
Posso tomar o chá de alecrim à noite?
Sim, o consumo do chá de alecrim antes de dormir pode ser inclusive uma ótima alternativa para tratar a insônia e outros problemas que dificultam o sono.
Quem tem pressão alta pode tomar o chá de alecrim?
Tendo em vista a capacidade de melhor a circulação sanguínea, o chá de alecrim pode sim ser consumido por pessoas que sofrem de hipertensão. Sofrendo desse mal?