Formigamento nas mãos e pés (parestesia): causas e tratamentos

Formigamento nas mãos e pés (parestesia): causas e tratamentos

formigamento nas mãos e pés é uma situação comum que pode ser derivada de uma pressão nos nervos ou indicar um problema mais sério de saúde.

Parestesia das mãos e dos pés é o nome dado à dormência ou formigamento desses membros que possuem um bom número de terminações nervosas que são utilizadas pelo cérebro para comunicação. Por isso, qualquer alteração que afete esses nervos pode provocar o formigamento.

Muitas vezes essa situação é corriqueira e não apresenta gravidade, outras pode ser sinal de algo mais grave no organismo.

Continue lendo nosso post e saiba mais sobre a parestesia nos pés e mãos e por quais motivos ela pode ser preocupante.

ÍNDICE DE CONTEÚDO

Parestesia: o que causa formigamento nas mãos e pés?

A parestesia, ou o formigamento nas mãos e pés, pode acontecer quando há uma compressão (aperto) externo causado por um trauma ou superfície.

Um exemplo bem comum dessa sensação nos pés é quando a pessoa fica por um período sentada sobre os membros ou em uma posição que exerce pressão sobre eles. Dormir em cima dos braços e mãos também é outra causa bem comum.

Em ambos os exemplos basta esperar um pouco e a sensação logo passa.

No entanto, se o formigamento surgir de forma incomum e frequente, sem uma causa justa e demorar para retornar ao normal um médico deverá ser consultado o mais breve possível.

Muito provavelmente essa sensação é um sinal de alerta para algum problema mais sério no organismo.

O formigamento frequente pode ser causado por:

Problemas circulatórios

O formigamento nas mãos e nos pés é um dos sintomas de problemas circulatórios que envolvem as chamadas doenças das artérias e veias que geralmente comprometem o coração.

Alguns outros sintomas deste diagnóstico incluem:

  • pele fria, seca ou escamosa,
  • coceira,
  • manchas vermelhas no corpo,
  • varizes,
  • pés e tornozelos inchados,
  • rachaduras nos calcanhares.
  • Funções anormais do nervo

Os nervos dos braços saem da medula e passam por trás da coluna se estendendo por todo o membro para então chegar até as partes mais periféricas das mãos e dedos.

Nesse trajeto, eles podem sofrer pressão em virtude da presença de infecções, tumores, veias dilatadas ou até mesmo algum problema na coluna.

O formigamento da mão algumas vezes pode se dá por uma compressão de alguns nervos.

Deficiência na dieta

A deficiência da vitamina B12 no organismo pode ser um indicador para formigamento nas mãos e pés de pessoas com essa ausência.

Por isso, elaborar uma dieta balanceada e composta por todos os nutrientes é fundamental para a saúde dos idosos.

Diabetes

Muitas vezes quando o idoso se encontra com altos níveis de açúcar por muito tempo e sem um tratamento adequado, o formigamento nas mãos e nos pés é um dos primeiros sintomas que indica que ele pode estar com diabetes.

Formigamento nas mãos e pés e a Saúde Mental

Existe uma relação entre o formigamento nas mãos e nos pés e a saúde mental, embora seja importante destacar que o formigamento em si não seja um sintoma direto de problemas de saúde mental.

O formigamento nas extremidades pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo questões físicas, neurológicas e até mesmo emocionais.

neurologista Thiago Fukuda, professor de Medicina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e coordenador médico do CEDONI (Centro de Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas do Hospital Santa Izabel) comenta que dificuldades emocionais, especialmente relacionadas à ansiedade, podem resultar em sensações de formigamento e dormência, muitas vezes acompanhadas por sentimentos de inquietação, apreensão, batimentos cardíacos acelerados e, ocasionalmente, tremores.

Entretanto, o médico aconselha que é fundamental ressaltar que, antes de atribuir esses sintomas exclusivamente a questões emocionais, é sempre aconselhável buscar a avaliação de um profissional médico.

Dentre as possíveis associações emocionais com o formigamento, podemos ter:

1. Estresse e Ansiedade podem causar formigamento nas mãos e pés

Altos níveis de estresse e ansiedade podem levar a sintomas físicos, incluindo formigamento nas mãos e nos pés.

Isso ocorre porque o estresse crônico pode afetar o sistema nervoso, causando sensações incomuns.

2. Síndrome do Pânico

Pessoas que sofrem de síndrome do pânico frequentemente experimentam sintomas físicos, como formigamento, durante ataques de pânico.

Esses sintomas podem ser uma resposta ao medo intenso.

3. Depressão

Embora o formigamento não seja um sintoma típico da depressão, algumas pessoas com depressão relatam sensações físicas incomuns devido ao estresse emocional.

4. Hiperventilação

A hiperventilação, muitas vezes associada à ansiedade, pode levar a uma diminuição dos níveis de dióxido de carbono no sangue, o que pode causar formigamento nas extremidades.

5. Condições Neurológicas

Além das questões emocionais, o formigamento também pode ser causado por condições neurológicas, como a síndrome do túnel do carpo, neuropatia periférica ou problemas na coluna vertebral.

É importante ressaltar que o formigamento nas mãos e nos pés deve ser avaliado por um profissional de saúde para determinar a causa subjacente.

Além disso, se você acredita que seus sintomas estão relacionados à saúde mental, é fundamental buscar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, pois eles podem oferecer apoio e tratamento adequados para questões emocionais.

Quando devo me preocupar com formigamento nas mãos e pés?

A preocupação com o formigamento deve começar a partir do momento em que ele se torna frequente e duradouro.

Neste caso é hora de procurar por ajuda profissional e conferir o que pode estar ocorrendo.

É importante lembrar que um estilo de vida saudável é sempre recomendado para garantir mais saúde e bem-estar.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o formigamento nas mãos e pés, que tal conferir algumas orientações sobre estresse emocional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *