Jejum intermitente, pós e Contra, e como fazê-lo corretamente!
O jejum intermitente tornou-se uma estratégia nutricional cada vez mais popular nos últimos anos, com cada vez mais pessoas procurando colher os inúmeros benefícios de saúde que ele tem a oferecer.
Primeiramente, o jejumintermitente envolve períodos alternados de alimentação e jejum, visando melhorar a saúde geral, aumentar os níveis de energia e ajudar na perda de peso.
Este artigo sobre o jejum intermitente, fornecerá uma visão geral dos prós e contra, bem como dicas de como fazê-lo corretamente.
Além disso, como incorporar o jejum intermitente em seu estilo de vida. Então, começamos!
O que é o jejum intermitente?
O jejum intermitente (IF), é uma abordagem dietética onde se consome menos alimentos, ou às vezes bebidas, durante certos dias da semana.
Na prática, isto significa que se pode abster-se de comer em certos dias, durante algumas horas, ou comer apenas certos alimentos específicos. Há muitas maneiras de implementar o IF, mas a maioria envolve algum tipo de horário ou janela de alimentação específica.
Tipos de Jejum IF:
Há uma variedade de diferentes tipos de jejum intermitente, incluindo o jejum modificado, o jejum de dias alternados e o jejum de 5:2.
Cada um desses tipos de jejum tem diferentes benefícios potenciais e riscos potenciais, portanto, proponho explorarmos cada um deles mais a fundo abaixo.
Jejum modificado, esta é a forma mais comum do IF, e envolve estender a janela de alimentação diária em qualquer lugar de 12 a 36 horas, dependendo da pessoa.
Jejum de dias alternados, este tipo de jejum envolve o consumo de 25% de suas calorias diárias em dias de jejum, depois 50% em dias sem jejum. 5:2 Jejum. Esta forma de jejum intermitente envolve o consumo de 500 calorias em dias de jejum, depois 2200 calorias em dias sem jejum.
Benefícios potenciais do Jejum Intermitente:
O jejum intermitente tem sido usado há séculos em muitas culturas como um método para melhorar a saúde.
A princípio, os benefícios à saúde associados ao IF incluem perda de peso, melhor controle da glicose, melhora dos sintomas da síndrome metabólica, melhora das condições asmáticas e autoimunes, aumento da densidade óssea, melhora da função cognitiva e aumento da energia.
Riscos potenciais de Jejum Intermitente.
Como existem muitos tipos de jejum intermitente e a pesquisa sobre eles ainda é relativamente jovem, os riscos potenciais de cada um também não são totalmente compreendidos.
Do mesmo modo, alguns dos riscos mais comuns associados ao IF incluem comer em excesso, sentir-se letárgico, diminuição da capacidade de exercício e do desempenho, desequilíbrio metabólico, distúrbios alimentares e problemas gastrointestinais.
Como começar com o jejum IF:
O jejum intermitente é uma prática muito pessoal, portanto a melhor maneira de encontrar o que funciona melhor para você é experimentar.
Contudo, você pode tentar o jejum modificado por algumas semanas, o jejum de dias alternados por alguns meses, ou o jejum de 5:2 por alguns meses.
Porém, uma vez que você encontre o estilo de jejum que funciona para você, você pode então incorporá-lo ao seu estilo de vida diário.
Toda via, permanecer hidratado durante os períodos de jejum, é importante, pois a desidratação é uma causa comum de distúrbios metabólicos.
Além disso, manter uma dieta balanceada, com uma variedade de nutrientes de uma variedade de fontes alimentares.
Bem como, rastreie suas calorias diárias. Isto o ajudará a ter certeza de que você está recebendo a quantidade certa de nutrientes e que não está comendo em excesso.
Apesar disso, o jejum intermitente é uma mudança de estilo de vida muito desafiadora, especialmente se você estiver fazendo isso por conta própria. Pode ser útil implementar o jejum IF em seu estilo de vida diário e, simultaneamente, ter o apoio de um parceiro, treinador ou mentor. Isto pode ajudá-lo a permanecer motivado, responsável e a superar os dias difíceis.
Erros comuns a serem evitados quando há jejum intermitente:
- Não rastrear as calorias ingeridas diariamente.
- Não mantendo níveis de hidratação adequados, ao seguir qualquer tipo de dieta, é importante garantir que você esteja bebendo água suficiente para permanecer bem hidratado.
- Implementar o jejum intermitente sem um sistema de apoio, como apoio para manter você focada, mas principalmente para monitorar e observar se você está tendo algum sintoma, que necessite de interromper o jejum ou mesmo procurar ajuda médica.
Bem como, vomito, diarreia, fraqueza e tontura persistente.
Refeições e receitas de jejum intermitentes.
Há inúmeros benefícios na alimentação durante as janelas específicas do dia, incluindo melhor saúde geral, melhor controle de peso e melhor metabolismo.
Uma das formas mais comuns de jejum intermitente é a dieta 16/8, onde se come durante uma janela de 8 horas e jejua durante as 16 horas restantes.
A seguir, incluímos alguns exemplos de como pode ser a sua alimentação:
- O café da manhã:
Ovos com legumes, cereais ou nozes.
- Almoço:
Proteína magra com vegetais, ou salada com proteína magra.
- Lanche:
Frutas, legumes ou nozes.
- Jantar:
Proteína magra, legumes ou frutas.
Efeitos colaterais e possíveis complicações do Jejum Intermitente.
Embora haja inúmeros benefícios do jejum intermitente, há também alguns riscos potenciais associados a ele.
Tais como, comer em excesso, sentir-se letárgico, diminuição da capacidade de exercício e do desempenho, desequilíbrio metabólico, distúrbios alimentares e problemas gastrointestinais.
Contudo, é importante monitorar de perto estes problemas, enquanto implementa qualquer tipo de mudança na sua dieta, especialmente se for a primeira vez que você a experimenta.
Suplementos para o jejum intermitente.
Para as pessoas que praticam algum tipo de treino ou rotina de exercícios, e aconselhável tomar uma combinação de suplementos pré e pós-treino.
Ou seja, os suplementos pré-treino podem atuar como um estimulante que aumenta os níveis de energia, foco e o desempenho físico. Os suplementos pós-treino podem ajudar a repor os nutrientes esgotados, e ajudar na recuperação muscular.
O jejum intermitente tornou-se uma estratégia nutricional popular nos últimos anos, com cada vez mais pessoas procurando colher os inúmeros benefícios de saúde que ela tem a oferecer. Quer você escolha seguir o jejum modificado, o jejum de dias alternados, o jejum 5:2, ou outra forma de jejum intermitente, os benefícios para a saúde são ilimitados.
Além disso, você pode implementar o jejum intermitente em seu estilo de vida, sem sentir que você está se privando.
Contudo, lembramos a importância de se ter um acompanhamento, principalmente na fase de implementação.