MS é o 2° Estado com mais planos de cargos e carreiras para mulheres
Em Mato Grosso do Sul, mais de 61% das empresas possuem planos de cargos e salários ou de carreira para mulheres, segundo o 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, divulgado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) nesta segunda-feira (25).
O estudo mostra que entre os critérios para adotar os planos estão a produtividade, capacidade de trabalhar em equipe, tempo de experiência, cumprimento de metas de produção, disponibilidade em ocupações específicas e até disponibilidade para horas extras.
É importante destacar que a disponibilidade para o trabalho, metas de produção, entre outros critérios, são atingidos mais pelos homens do que pelas mulheres que, em geral, têm interrupção no tempo de trabalho devido à licença-maternidade e à dedicação com cuidados com filhos e pessoas dependentes.
Já quando avaliado em políticas de incentivo à contratação de mulheres, Mato Grosso do Sul ocupa a 21ª posição, com 26,1% das empresas adeptas a esse tipo de medida. Outra informação questionada foi sobre a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica, em que apenas 7% das empresas daqui dizem investir na medida. Por fim, quanto à contratação de mulheres negras, 19,9% priorizam isso.
Nacional – Em todo o país, as mulheres ainda recebem 19,4% a menos que os homens. Ao todo, 49.587 empresas com 100 ou mais funcionários do Brasil preencheram as informações relativas a 2022.
A exigência do envio de dados atende à Lei nº 14.611, que dispõe sobre a Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens, sancionada em julho de 2023. Essa é a primeira vez que a realidade remuneratória dos trabalhadores nas empresas e suas políticas de incentivo à contratação e promoção na perspectiva de gênero é apresentada.