O rancor te mata por dentro e mata tudo ao seu redor. Como se livrar disso?

O rancor te mata por dentro e mata tudo ao seu redor. Como se livrar disso?
Compartilhe:

Qual a melhor recordação que você tem da sua família (aquele momento que se não foi merecia ser registrado numa foto)? Talvez uma viagem, ou uma festa, um passeio… enfim: aquelas memórias que marcaram.

Na família vivemos momentos inesquecíveis que levamos por toda a vida. Porém, nem sempre essas recordações são boas. Muitas vezes também na família acontecem coisas que nos marcam negativamente, que não ficam registradas em fotos, mas acabamos guardando em nossos corações: brigas e desentendimentos, ofensas, situações que geram mágoas em nossos corações e que, às vezes, chegam a se tornar rancor.

O dicionário define “mágoa” como sensação dolorosa causada por uma decepção, por uma ofensa ou indelicadeza; ressentimento. Estado de espírito de quem sente desgosto.

O poeta Anderson Cavalcante a define assim: “Mágoa vem de má água, ou seja, água parada que apodrece. Mágoa são sentimentos que retemos e que só fazem mal para uma pessoa: você”. Usando o recurso da poesia, ele descreve bem o que este sentimento faz a uma pessoa.

Uma outra palavra que é importante entendermos o significado é “rancor”, que de acordo com o dicionário é uma mágoa profunda, ocasionada por uma ofensa recebida ou instigada por situações (anteriormente) vividas; grande ressentimento. Excesso de ódio guardado; ódio não demonstrado; raiva, ira.

O rancor te mata por dentro e mata tudo ao seu redor. Como se livrar disso?
Rancor é uma mágoa profunda, ocasionada por uma ofensa recebida ou instigada por situações vividas

UMA OFENSA, SE NÃO FOR TRATADA DA MANEIRA CORRETA, VIRA UMA MÁGOA, QUE SE NÃO FOR PERDOADA, VIRA RANCOR. O RANCOR SE NÃO FOR TRATADO DIRIGE SUA VIDA.

Psicólogos afirmam que sentimentos como mágoa e rancor podem dar origem a doenças diversas, como é o caso das doenças que depois dos médicos realizarem vários exames, não conseguem achar a causa física do mal.

Sintomas que podem estar relacionados à dor reprimida:

-Físicos: úlcera, hipertensão, alergias, asma, estresse;
-Psíquicos: irritabilidade, ansiedade, agressividade, nervosismo;
Sociais: queda de desempenho no trabalho, tendência ao isolamento, apatia, conflitos domésticos, dentre outros.

Mesmo que você não desenvolva estes sintomas ou enfermidades, o rancor pode matar seus relacionamentos, roubar sua paz com Deus, te consumir por dentro e conduzir sua vida, como fez com Absalão, um filho de Davi, conforme conseguimos verificar em 2 Samuel capítulo 13 dos versículos 21-29.

  1. A MÁGOA DE ABSALÃO O TRANSFORMOU EM ASSASSINO

QUAL FOI A MÁGOA DE ABSALÃO? 

  • O estupro de sua irmã Tamar, por seu meio irmão Amnon (2 Sm 13.10-14; 22). Absalão passou a odiar o seu irmão, mas não demonstrou publicamente seu ódio.
  • A omissão de seu pai, que não fez nada: ele ficou apenas “furioso”, mas nada fez para punir o seu filho culpado, Amnon (2 Sm 13. 21).

Absalão é consumido pelo rancor por causa da omissão de seu pai, o rei Davi. Absalão então assassina o seu meio-irmão Amnon (2 Sm 13.23-39).

JESUS TAMBÉM NOS ADVERTIU SOBRE O ASSASSINATO:

“Vocês ouviram o que foi dito a seus antepassados: ‘Não mate. Se cometer homicídio, estará sujeito a julgamento’Eu, porém, lhes digo que basta irar-se contra alguém para estar sujeito a julgamento. Quem xingar alguém de estúpido, corre o risco de ser levado ao tribunal. Quem chamar alguém de louco, corre o risco de ir para o inferno de fogo. (Mateus 5:21,22)

O rancor te mata por dentro e mata tudo ao seu redor. Como se livrar disso?
Guto Siqueira é pastor e professor de História (Foto: divulgação)

AQUI A GENTE PERCEBE QUE NÃO ESTAMOS MUITO DISTANTES DE ABSALÃO. QUANTAS PESSOAS NÓS TEMOS MATADO EM NOSSAS VIDAS! TALVEZ VOCÊ NUNCA TEVE CORAGEM DE FAZÊ-LO DE FATO COMO ABSALÃO CONSEGUIU, MAS JÁ O FEZ EM SEU CORAÇÃO E EM SUA VIDA.

Mas como isso é possível?

Talvez com pessoas que você amava e que te feriram profundamente, pessoas que antes eram muito importantes em sua vida, mas hoje não fazem mais parte da sua vida. Pessoas que são como se tivessem mortas para você.

Quantos relacionamentos estão mortos em sua vida por causa do rancor que está cada vez mais vivo te matando por dentro?

  1. O RANCOR PODE CRESCER EM SILÊNCIO POR ANOS

“E, embora Absalão não tivesse dito nada a Amnom a esse respeito, odiou Amnom profundamente pelo que ele havia feito à sua irmã.”
Dois anos depois…” (
2 Samuel 13:22,23)

Absalão nutriu rancor de seu irmão em silêncio por DOIS ANOS, provavelmente ele não tenha compartilhado isso com ninguém, ou nunca tenha lidado bem com sua mágoa.

NÃO FALAR DOS SENTIMENTOS, REPRIMIR, FICAR REMOENDO OU NÃO OS COLOCAR PARA FORA FAZ MUITO MAL E APENAS MANTÉM VIVAS AS OFENSAS SOFRIDAS. POR ISSO PRECISAMOS FALAR SOBRE AQUILO QUE NOS FERIU, MESMO QUE NÃO RESOLVA OU A PESSOA QUE NOS OFENDEU NÃO MUDE, POIS ASSIM COMEÇAMOS A SER CURADOS DELAS.

Absalão não falou com seu pai ou seu irmão, Absalão não falou sobre seu pai ou seu irmão, pelo contrário ele remoeu o passado.

FALAR CURA.

Nós só falamos sobre o que nos magoou quando aceitamos que estamos magoados. Precisamos aceitar, admitir para nós mesmos que estamos magoados. Falar sobre nos ajuda a entender como nos sentimos de fato.

Às vezes, querendo diminuir a importância do outro que nos feriu, simplesmente fingimos que não estamos magoados. E não tem problema você admitir isso, isso não vai te diminuir, de maneira alguma. As pessoas mais nobres que conheço são donas de uma autoconsciência fantástica, ou seja, os que já se aceitaram como são estão mais perto de superarem o que afetou suas vidas.

O rancor mata
Quando falamos sobre nossas dores iniciamos um processo de cura

Quando falamos sobre nossas dores mais profundas de nossas almas iniciamos um processo de cura. E ainda mais quando falamos com Deus sobre essas coisas, estamos falando com a Pessoa certa que pode nos curar. Outra coisa importante é quando falamos com Deus sobre pessoas que nos feriram e as entregamos Àquele que é o justo juiz e que pode mudar corações.

Precisamos falar sobre as coisas e as pessoas que nos feriram.

  1. GUARDAR RANCOR É REVIVER A DOR E NUTRIR O SENTIMENTO DE VINGANÇA

Dois anos depois, quando as ovelhas de Absalão estavam sendo tosquiadas em Baal-Hazor, perto de Efraim, Absalão convidou todos os filhos do rei para uma festa.
2 Samuel 13:23

“Está bem”, disse Absalão. “Se o senhor não pode vir, permita que meu irmão Amnom vá conosco.” “Por que Amnom?”, perguntou o rei. Mas Absalão continuou a insistir até que, finalmente, o rei concordou em deixar seus filhos, incluindo Amnom, irem à festa. Absalão disse a seus homens: “Esperem até Amnom estar bêbado; então, quando eu ordenar, matem-no. Não tenham medo. A responsabilidade é minha. Sejam corajosos e valentes!”. Assim, quando Absalão deu o sinal, eles mataram Amnom. Os outros filhos do rei montaram em suas mulas e fugiram.
2 Samuel 13:26-29

Quando não admitimos que guardamos rancor, ou o alimentamos, ou ainda ficamos remoendo as experiências traumáticas, nós revivemos a dor sentida na ocasião. A dor sofrida repetida e repetidas vezes sem justiça, sem esperança de castigo ou juízo faz com que a vítima nutra um sentimento de fazer justiça com as próprias mãos e não existe palavra melhor para definir a nossa autojustiça do que “vingança”.

A dor repetida e revivida do rancor nutre a vingança, e foi o que aconteceu com Absalão em relação a seu irmão. E, mais tarde, em relação a seu pai.

  • UMA PESSOA RANCOROSA CAUSA SOFRIMENTO EM TODOS QUE CONVIVEM COM ELA

Como já vimos, o rancor de Absalão causou a morte de seu irmão. E, logo em seguida, o sofrimento de seu pai. Não bastando ter guardado rancor por 2 anos até matar seu irmão, Absalão agora guarda rancor por seu pai durante 5 anos (3 anos em Gesur – 2 Sm 13.38; 2 anos em Jerusalém sem ver o rei 2 Sm 14.28), mais 4 anos para executar seu plano de dar um golpe e se proclamar rei no lugar de seu pai (2 Sm 15.7) até que consegue executar sua vingança. São 11 anos de uma vida baseada no rancor!

Vejamos como ele executou sua vingança contra seu pai:

Algum tempo depois, Absalão providenciou para si uma carruagem com cavalos e contratou cinquenta guardas para servirem como sua guarda de honra.
Todas as manhãs, ele se levantava cedo e ia até o portão da cidade. Quando alguém trazia uma causa para ser julgada pelo rei, Absalão perguntava de que cidade a pessoa era, e ela lhe respondia a qual tribo de Israel pertencia.
Então Absalão dizia:

 “Sua causa é justa e legítima. É pena que o rei não tenha ninguém para ouvi-la”.
E dizia ainda: “Quem me dera ser juiz. Então todos me apresentariam suas questões legais, e eu lhes faria justiça!”.
Quando alguém ia se prostrar diante dele, Absalão não o permitia. Ao contrário, tomava-o pela mão e o beijava.
Fazia isso com todos que vinham ao rei pedir justiça
 e, desse modo, ia conquistando o coração de todos em Israel.
Passados quatro anos

2 Samuel 15:1-7

O resultado foi que Davi teve que fugir já idoso com toda a sua família para não ser morto por Absalão (2 Sm 15. 13 -18). Absalão causou sofrimento a toda a sua família.

Quando guardamos rancor pode ser que não cheguemos a nos vingar, mas causamos o sofrimento das pessoas que convivem com a gente, porque nos tornamos pessoas amargas.

O rancor te mata por dentro e mata tudo ao seu redor. Como se livrar disso?

QUANDO VAMOS GUARDANDO O RANCOR DENTRO DE NÓS, CHEGA UMA HORA QUE EXPLODIMOSO GRANDE PROBLEMA É QUE NA HORA DA EXPLOSÃO A PESSOA TÃO SUFOCADA PELA DOR E AMARGURA, SEM PERCEBER, SAI ATIRANDO PARA TODOS OS LADOS MAGOANDO AS PESSOAS QUE ESTÃO AO SEU REDOR.

Talvez você não chegue a matar ninguém de fato, mas sua família e amigos estejam sofrendo com a pessoa amarga que você se tornou.

  1. O RANCOR MATOU AITOFEL

Absalão, consumido por seu rancor, foi fazendo muitas vítimas. E uma de suas vítimas foi um de seus aliados, um homem chamado Aitofel, tão rancoroso ou mais do que Absalão. Mas quem é Aitofel, esse novo personagem dessa trágica história?

  • AITOFEL

Quando Aitofel viu que Absalão não havia seguido seu conselhoselou seu jumento, foi para sua cidade natal, pôs seus negócios em ordem e se enforcou. Assim morreu, e foi sepultado no túmulo da família.
2 Samuel 17:23

Mas o que teria acontecido a Aitofel para que ele tomasse tamanho desgosto de tanto ressentimento, a ponto de um conselho seu não ser ouvido e ele se suicidar?

Sua sabedoria era tão grande que seus conselhos eram considerados oráculos (ver 2 Samuel 16:23). Mas o rancor o consumiu e, sem esperança de que a justiça lhe fosse feita ou de fazer sua própria, perdeu o gosto de viver.

Aitofel era avô de Bate Seba, a mulher com quem Davi havia adulterado e tramado o assassinato de seu marido (2 Sm 11.3 e 23.34).

Aitofel era um homem injustiçado, em luto, com uma tristeza gigantesca em seu coração, que teve que assistir impotente um homem poderoso assassinar o marido de sua neta.

AITOFEL REMOEU E TRAMOU SUA VINGANÇA POR TODA A SUA VIDA, E AO VER SUA CHANCE DE VINGANÇA FRUSTRADA, ELE SE VÊ SEM MAIS VONTADE DE VIVER. O RANCOR TRANSFORMOU UMA VÍTIMA EM MAIS UM CRIMINOSO. E, NO FINAL, TAMBÉM O MATOU! O RANCOR FEZ MAIS UMA VÍTIMA.

  • A OUTRA VÍTIMA DESTA HISTÓRIA QUE O RANCOR FEZ FOI O PRÓPRIO ABSALÃO.

“Não vou perder mais tempo discutindo com você!”, disse Joabe. Então pegou três dardos e atravessou com eles o peito de Absalão quando ele ainda estava vivo, pendurado na árvore. Em seguida, dez jovens escudeiros de Joabe cercaram Absalão e o mataram.
2 Samuel 18:14,15

Na batalha contra seu pai, Absalão estava a cavalo e, ao passar por uma árvore, ele fica preso nos galhos por seus longos cabelos. O general de Davi, Joabe, resolve pôr fim à revolta de Absalão, mesmo com Davi dando ordens de que não matasse seu querido filho. Joabe, então, atira 3 flechas no peito de Absalão. Não satisfeitos, 10 soldados o cercam e terminam de matá-lo. Absalão se tornou vítima de seu próprio rancor. Que história triste.

O rancor te mata por dentro e mata tudo ao seu redor. Como se livrar disso?

E, ASSIM COMO AITOFEL E ABSALÃO, EXISTEM MUITOS QUE SE TORNAM VÍTIMAS DE SEU PRÓPRIO RANCOR. NÃO APENAS MATAM E FEREM MUITOS PELO CAMINHO, COMO ELES PRÓPRIOS ACABAM MORRENDO POR DENTRO DE TANTO REVIVEREM O MAL SOFRIDO.

Ficam presos em sua dor, impedidos de prosseguir, de amar novamente, de se deixar ser cuidados novamente, por medo de se ferirem outra vez. E acabam sozinhos, mortos por dentro.

O QUE FAZER, ENTÃO?

Entregue-se completamente a Cristo, pois quando nos entregamos a Ele, entregamos também as nossas dores e injustiças sofridas. Ele as toma sobre si e Ele mesmo não deixará nenhuma impune. Ele castigará cada uma delas, pois Ele mesmo diz:

AMADOS, NUNCA SE VINGUEM; DEIXEM QUE A IRA DE DEUS SE ENCARREGUE DISSO, POIS ASSIM DIZEM AS ESCRITURAS: “A VINGANÇA CABE A MIM, EU LHES DAREI O TROCO, DIZ O SENHOR”.
ROMANOS 12:19

Também vale a pena lembrar do conselho de Santo Agostinho:

“Se você está sofrendo pela injustiça de um homem mau, perdoe-o, para que não haja dois homens maus.”

PERDOAR É LIBERTAR-SE DA DOR

O PERDÃO É UMA ESCOLHA. NÃO É ESQUECER O MAL SOFRIDO, MAS ESCOLHER SEGUIR EM FRENTE SEM DESEJAR QUE A PESSOA RECEBA O QUE MERECE OU TE PAGUE O QUE ELA TE DEVE. PERDOAR É SE VER LIVRE E PARAR DE REVIVER A DOR.

Perdoar não é esquecer, e sim lembrar sem dor, entregar a ofensa a Cristo e seguir em diante.

Peça a Deus que te ajude a perdoar e tire toda disposição ruim em relação àquele que te feriu.

Ore por aqueles que te feriram e não se torne o que te feriu.

*Guto Siqueira é pastor, teólogo, professor de História e apresentador do podcast Pocando Suas Ideias (Pocast)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo