Pescaria começou com amigas e hoje reúne mulheres de 5 estados
Em 2021, três amigas se cansaram de ver apenas os maridos saindo para viajar e decidiram criar a “Pescaria das Patroas”. Desde então, o grupo segue aumentando a cada edição, tendo reunido mulheres de cinco estados no último evento.
Contando sobre a história do grupo, Claudine explica que a primeira viagem foi em setembro de 2021, na comunidade do Salobra, em Miranda. “Juntaram-se a nós nessa primeira edição, a Vanessa, Priscila e Pamela. Foram muitos peixes e histórias para contar”.
Na época, Claudine conta que as famílias nem mesmo se surpreenderam, apenas apoiaram a ideia do grupo. Como eram poucas mulheres, elas se reuniram e partiram para o rancho em que duas participantes já frequentavam.
Ao retornar, outras amigas começaram a perguntar sobre quando seria a próxima viagem. E, empolgadas com o interesse, a segunda edição foi em maio de 2022 com 14 mulheres.
Já a terceira edição foi em setembro de 2022, ainda maior do que os outros eventos. “Foram 45 mulheres e, com ajuda de patrocinadores, conseguimos fretar um ônibus para levar todas em segurança. O rancho das meninas ficou pequeno e tivemos que reservar toda a estrutura de um hotel pesqueiro”.
Locais são escolhidos pensando na proximidade de Campo Grande para facilitar viagem. (Foto: Arquivo pessoal)
Mesmo sabendo que existem vários grupos de pesca esportiva em Mato Grosso do Sul para mulheres, Claudine narra que o objetivo continua sendo mostrar que elas são capazes de fazer todas as atividades que quiserem.
“Estamos acostumadas a dar conta de tudo e fazemos isso muito bem, mas a ideia de largar tudo para recarregar as energias em meio à natureza é capaz de nos revigorar para o batidão diário”, conta a organizadora.
Em progressão, a 4ª edição foi neste ano, em março, e reuniu 60 mulheres de lugares variados. “Nesse evento, tivemos mulheres do Paraná, Bolívia, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Sul e daqui também. As cidades participantes foram Jardim, São Gabriel, Aquidauana, Coxim, Aral Moreira, Ponta Porã e a expectativa é atrair mais dessas parceiras”.
Por último, o evento mais recente teve 70 participantes indo até o Passo do Lontra, no Pantanal. Agora, o grupo está se reunindo para fazer a próxima edição com a mesma quantidade de participantes em março de 2024.
“São dois dias completos de pesca. Escolhemos a localidade conforme localidade para não ser muito longe para todas que vêm de fora. Pensamos na qualidade de hospedagem, piloteiros e são cerca de 28 barcos”, diz a organizadora.
Mais informações podem ser consultadas através do perfil no Instagram @pescariadaspatroas. –
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS