Pit Stop reforça conscientização e medidas de combate à dengue
Chamar atenção para a aplicação de ações eficazes e sensibilizar a população no enfrentamento ao mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue. Neste sentido, a Prefeitura de Cassilândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira,02 de fevereiro, entrega de panfletos e orientações à comunidade.
O Pit Stop de combate à dengue aconteceu na Praça São José [ centro], na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira [ na Vila Pernambuco] e na Área de Lazer ‘Elza Vendrame’.
A oportunidade contou com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde; Agentes de Endemias; Diretor em Serviços de Saúde, Lucas Tenório; Diretora de Vigilância em Saúde, Viviane Alves e a Coordenadora da Atenção Básica Enfermeira Cinthya Canuto.
A Diretora de Vigilância em Saúde, Viviane Alves, reiterou que o município se mantém vigilante, mas reforça que é fundamental a atuação de cada morador. “Combater a dengue é uma responsabilidade de todos e todas e não podemos afrouxar as medidas”, disse.
SINTOMAS – A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer. Em casos de sintomas é importante procurar atendimento médico.
Dicas importantes!
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
Importante salientar que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos, visto o aumento de número de casos no Brasil, Estado e Município.
Fonte: www.jornalcassilandia.com.br