Sabia que o tártaro pode afetar até sua saúde cardíaca? Entenda

Sabia que o tártaro pode afetar até sua saúde cardíaca? Entenda
Compartilhe:

Da estética até sua saúde bucal e cardíaca, o tártaro nos dentes prejudica todos os âmbitos da sua vida e, por isso, é importante ter atenção. Hoje, vamos te explicar sobre essa condição, como prevenir e como tratar.

Diferente da placa bacteriana, uma película sem cor, o tártaro pode ser percebido facilmente por ter uma coloração marrom ou amarela na porção do dente mais próxima à gengiva. Classificado como uma formação mineral, ele calcifica os restos de alimentos que não são removidos adequadamente durante a higienização.

No quesito estético, quem fuma, toma chá, vinho ou café, por exemplo, precisa redobrar os cuidados para evitar a formação do tártaro. Essa atenção é necessária porque essa condição é porosa e absorve manchas com uma facilidade muito maior.

Além da higienização em casa, a orientação é que haja uma limpeza periódica com dentista. (Foto: Divulgação)

Mudança após o tratamento com dentista faz toda a diferença. (Foto: Divulgação)
Exemplificando a gravidade que o tártaro pode chegar, quadros inflamatórios são gerados. Isso significa que, em casos graves, as bactérias da boca podem chegar ao coração, infeccionando estruturas internas.

Em situações agravadas, as bactérias podem gerar uma doença conhecida como endocardite bacteriana, que pode levar à morte.

Por isso, a limpeza é necessária, pelo menos, três vezes ao dia, considerando que você não deve passar mais de oito horas sem realizá-la. E, além da escovação, também é importante que faça uma limpeza dentária a cada seis meses com seu dentista.

Na higienização profissional, haverá uma limpeza profunda para a retirada das placas, garantindo que seus dentes fiquem mais saudáveis e livres de toda a sujeira.

Camada calcificada pode ser notada próxima à gengiva. (Foto: Divulgação)
Além de observar a periodicidade, algumas características também podem ser notadas e que indicam a necessidade de uma consulta, sendo elas dentes ásperos, amarelados ou amarronzados perto da gengiva, mau hálito, sensibilidade e mobilidade.

Sintetizando todas as ideias, o tártaro reúne vários alertas, já que se trata tanto da estética e da saúde bucal quanto influencia na saúde de todo seu corpo. O melhor, em todos os casos, é realizar consultas de prevenção e evitar consequências mais complicadas.

Agora que você já sabe sobre a importância de cuidar da saúde bucal, procure a Clínica Refinare para obter seu diagnóstico.

Trabalhando com as tecnologias mais avançadas e possuindo experiência internacional, o Dr. Diogo Coelho (CRO/MS 5501) é referência em Mato Grosso do Sul. Além de dentista, Diogo é professor e palestrante, por isso a confiabilidade é ainda maior. –

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo