TRAGÉDIA- ARVORE CAI E MATA MENINA DE 7 ANOS
A criança de 7 anos, que morreu após ser atingida por uma árvore na Lagoa do Taquaral, em Campinas (SP), foi velada e sepultada durante a manhã desta quarta-feira (25), no cemitério Parque Hortolândia, em Hortolândia (SP), onde mora a família. O acidente aconteceu na terça-feira (24) e Isabela Tiburcio Fermino teve o óbito confirmado no local. Uma mulher também se feriu após a queda.
“Um anjinho, uma menina muito doce. Como pode uma mãe sair pra passear com uma filha de 7 anos e acontecer isso? Alguém precisa ser responsabilizado”, questionou uma amiga da família no velório, muito emocionada.
Isabela era filha de um pastor evangélico e estava no parque – o principal espaço de lazer e turismo de Campinas – para comemorar o aniversário de uma prima. Um vídeo obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra uma apresentação feita pela menina na igreja que a família frequentava.
Investigações
O caso é apurado como morte acidental pelo 4º Distrito Policial da metrópole. O g1 teve acesso ao boletim de ocorrência e consta que a garota estava com os pais na área de churrasqueira, perto do espaço onde ficam os pedalinhos da Lagoa do Taquaral, no momento em que houve o acidente.
Ela ficou presa sob a árvore e não resistiu aos ferimentos, diz o registro. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Guarda Municipal também chegaram a ser acionadas durante a ocorrência.
Os pais da criança não ficaram feridos, mas a mãe da menina ficou em estado de choque e precisou ser socorrida para a UPA Anchieta. Os dois deixaram a unidade de saúde ainda na terça.
A árvore, um eucalipto que fica ao lado da pista de caminhada, despencou e ficou atravessada. A prefeitura diz que ele estava “aparentemente sadio”.
Outra vítima
Uma mulher de 27 anos também ficou ferida após a queda da árvore. Segundo a polícia, ela estava no parque com o namorado e foi socorrida, em estado grave, com dores nas costas e pernas, ao Hospital Municipal Doutor Mário Gatti. A assessoria da unidade de saúde não informou detalhes sobre o estado de saúde, mas destacou que ela iria passar por cirurgia.
Segundo o governo municipal, o Serviço Municipal de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi acionado às 9h25 e uma ambulância chegou ao local do acidente às 9h37. Além disso, diz a assessoria, também houve contato com o Resgate dos Bombeiros.
O comandante do 1º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros, Luiz Fernando Marucci Bassin, explicou que o óbito da criança foi constatado no local. Ele ressaltou que a corporação foi acionada por meio do telefone 193 e chegou “rapidamente” porque há uma base próxima, junto com o Samu.
“A pancada da árvore pegou bastante a região femural e ela acabou entrando em choque hipovolêmico no local e avançou a óbito. É uma árvore bastante grande, temos muitas árvores assim no parque. É um eucalipto. A análise técnica será feita pelos órgãos competentes, mas a árvore estava aparentemente saudável, mas o solo estava muito úmido e raiz acabou se descolando”, disse.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) informou que as viaturas acionadas estavam em uma estação a 800 metros do parque e chegaram ao local em seis minutos. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar o caso. G1