Vinagre de maçã nos cabelos
O vinagre de maçã é maravilhoso e serve para várias coisas como ajudar na limpeza da casa e tonificar a pele. No caso para o cabelo, ele vai selar os fios, aumentar o brilho e diminuir o volume.
No cronograma capilar, essa dica entra na etapa da RESTAURAÇÃO. Por isso, só deve ser usada a cada 15 dias ou uma vez por mês. O vinagre funciona, porque o PH do nosso cabelo vária entre 4,5 a 5,5, por ter um PH mais baixo que isso, geralmente entre 2,5 a 3,5, ele contribui fechando as escamas das madeixas, deixando o cabelo mais alinhado.
Posso usar outro vinagre?
Você não pode usar outro vinagre, tem que ser só o de maçã! Isto porque, ele tem menos acidez que os outros. Ele é antioxidante e a pectina da maçã é ótima para dar brilho, diminuí a porosidade dos fios e ajuda a desembaraçar.
Eu adoro fazer essa receitinha. Meu cabelo fica muito bom, bem alinhado, mais comportado, macio e com brilho. Contudo, o cheiro não é muito agradável. Na hora de passar é um pouco ruim. E se o seu shampoo não for cheiroso, parece que o cheiro do vinagre não sai do cabelo, mesmo depois da lavagem. Mas, não deixe de fazer a receita por causa disso, porque o resultado vale a pena.
Receita
- 100 ml de água fria (meio copo)
- 25 ml de vinagre (duas colheres de sopa)
Modo de USAR
- Lave o cabelo duas vezes com o shampoo e enxague;
- Jogue a mistura do vinagre com água, no cabelo, banho mesmo;
- Deixe agir por 15 minutos e enxague;
- Finalize com o condicionador
Segunda opção
Para melhorar o resultado, depois do shampoo utilize uma máscara capilar de uns 15 minutos e enxague. Depois jogue a mistura do vinagre com a água e deixe mais 15 minutos e enxague e termine com o condicionador. Essa dica também é boa, porque o vinagre de maçã, fecha as cutículas do cabelo, logo ele segura a hidratação por mais tempo. (Geralmente eu não faço assim, porque é muito tempo gasto com o cabelo, nessa vida corrida, mas vale a pena para quem puder).
De qualquer maneira, o resultado vai ser maravilhoso, seu cabelo vai amar, além de ser um produto que todo mundo tem em casa ou acha com facilidade no mercado. Eu uso da marca “Castelo”, que é industrializada, mas sei que há vinagres orgânicos e com embalagens de vidros que parecem aquelas de azeite.
DANIELLY CHAVES