Você sabia? Qual é a primeira congressista brasileira com tetraplegia?

Você sabia? Qual é a primeira congressista brasileira com tetraplegia?
Compartilhe:

Mara Cristina Gabrilli
Senadora
Natural de São Paulo (SP)
28/09/1967

Mara Gabrilli é a primeira congressista brasileira com tetraplegia. Em decorrência de um acidente automobilístico em 1994, ficou impossibilitada de se movimentar do pescoço para baixo. Desde então, tornou-se uma ativista na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Em 1997, fundou o Instituto Mara Gabrilli, que fomenta pesquisas científicas para a cura de paralisias, além de apoiar atletas do esporte paralímpico e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (Unip) e em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), foi nomeada secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Município de São Paulo, em 2005, até assumir o cargo de vereadora, em 2007, do qual era suplente desde 2004. Foi reeleita em 2008.

Em 2010, tornou-se deputada federal pelo Estado de São Paulo e cumpriu dois mandatos consecutivos. Em 2018, foi eleita senadora para a legislatura iniciada em 2019. A parlamentar é a primeira representante brasileira do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne peritos de diferentes países e monitora a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência pelos Estados-Partes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo